terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 SET 2011- "Puro-sangue"



TALVEZ SEJA NECESSÁRIO VOCÊ LER ISTO!

Desculpem, não quero ser pedante nem orientador de opiniões. Faço hoje aqui, escrevendo, o que faço muitas vezes como professor. Falemos dessa imagem de cavalo que desenhei. Pra muita gente ela é "disforme" e por isso não gostam. Pra mim ela é uma "representação" imbuida de características gráficas pessoais que servem para distinguí-la do obvio quase sempre representado quando os desenhistas desenham cavalo. Eu não tenho o menor interesse em provar pra ninguém que sei desenhar cavalos. Aliás, quando eu era monitor de desenho na EBA-UFMG, meu professor orientador Álvaro Apocalypse me mandou várias vezes para a Escola de Veterinária pra desenhar cavalos. De tanto desenhar, acho que aprendi e desenvolvi uma forma pessoal de representá-los. Se eu quiser um cavalo como é de fato, até consigo, desde que o objetivo seja desenhar este cavalo como ele o é de fato. Confesso, no entanto, que é mais fácil fotografá-lo, até porque já passei da idade de exibir meus pendores artísticos. Passei dessa fase.
E volto então ao tema de nossa discussão. Sou um desenhista. Tenho 40 anos de profissão se alguém quiser saber. Notem que eu disse que sou desenhista e não "artista", até porque ando discutindo muito esse termo nos últimos tempos, mas isso é assunto pra outra hora. E como desenhista eu gosto de desenhar. O tempo que passei e minha experiência me dão direito de ser assim e pensar sim. Gosto de desenhar cavalos exagerando partes de sua anatomia, gosto de "estilizá-los" (acho essa palavra muita chata!), e daí???
Gosto que gostem do que eu faço e respeito quem não gosta, afinal, escolhas são direito.

Um aviso a todos: Breve, muito breve divulgarei pra vocês o endereço de minha nova loja virtual, na qual serão aceitos, inclusive, o Master e o Visa. Este cavalo "disforme" estará lá para ser vendido. Publicarei aqui, de vez em quando, o material de minha loja.

Ah... se quiserem ver a figura maior é só clicar nela. Obrigado

6 comentários:

  1. Nossa professor, mandou bem aqui, na fala e no desenho.
    Claudio

    ResponderExcluir
  2. Beto, você está brabo, ou incorporou o espírito gaúcho? Saudades. Se você é um artista ou não, é apenas questão de ponto de vista, porém inegável é que sua alma sempre foi de um artista. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Coisa boa te ver por aqui, Tania!
    Obrigado pelo puxão de orelha.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Falou e disse. E, pra constar, gosto porque é único, tem olhar humano e tem estilo, além do traço do mestre que é bom demais!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. PQP professor BS! Só vc vai entender Gê.. =O Meu mestre!!

    ResponderExcluir
  6. Naõ precisa virar brabo, desde o final do século 19, ninguem mais esta esperando que o artista dê uma representaçaõ exacta do que todos podem enxergar, a photografia foi inventada por isso! muito mais interessante: a sensibilidade do pintor. gostei do olhar desse cavalo .

    ResponderExcluir