terça-feira, 7 de julho de 2009

Um estudo para cavalo - hidrocor preta sobre sulfite


Durante o meu período de estudante no curso de Belas Artes da EBA-UFMG, fui durante três anos monitor da disciplina de desenho. Um dos meus intrutores e tutores foi o grande artista mineiro Alvaro Apocalypse, com o qual, considero, aprendi muito do que sei. Ele como tutor era muito exigente e eu só posso agradecer este rigor. Quando ele descobriu que eu gostava de desenhar cavalos, ele me incumbiu de fazer um caderno só com este tema. Desenhei cavalos na rua, desenhei cavalos nas baias do Jockey Club de BH, desenhei cavalos na Escola de Veterinária...
Hoje eu acho que posso dizer que sei desenhar cavalos. Como eu abandonei o tema faz muitos anos e como agora eu quero retomar o estudo das HQs, me vejo reestudando as coisas da juventude. No começo da retomada a mão estava "dura", mas como dizem: desenhar é como nadar e andar de bicicleta. Depois que se aprende uma vez ninguém esquece...

2 comentários:

  1. E NÃO ESQUECE MESMO!
    VC É UM MESTRE COMO POUCOS DA ARTE DO DESENHO.
    POUCAS PESSOAS ME SURPREENDEM AINDA HOJE, JÁ VI MUITA COISA MESMO E CONFESSO, SOU MUITO CRÍTICO, MAS SEUS DESENHOS SÃO MAGISTRAIS COMO POUCOS BRASILEIROS.
    SOU SEU FÃ!!
    UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. É sempre um prazer e uma delícia passar por aqui e aprender um pouco com você, meu amigo Geraldão!
    Concordo plenamente com você em gênero, número e grau! É só rabiscar um pouco pra que a mão se solte no traço!

    Abração!

    ResponderExcluir